terça-feira, 15 de abril de 2014

Ressurreição do Senhor

                                                                                     
                             
Com a celebração do Domingo da Ressurreição se inicia o tempo litúrgico da Páscoa. Este tempo se prolonga por cinqüenta dias até o Domingo de Pentecostes, em que a Igreja comemora a festa do Espírito Santo. Os oito dias após o Domingo da Ressurreição são celebrados como um único dia, ou seja, um grande domingo.

Os cinquenta dias do Tempo Pascal devem ser caracterizados por uma profunda alegria nos corações dos fiéis, uma vez    que nele se festeja a centralidade do mistério da fé: a Ressurreição de Cristo. Como nos ensina São Paulo, se Jesus não tivesse morrido e ressuscitado, nossa fé seria vã. Daí nossa alegria, que se manifesta através do “Aleluia”, cantado repetidas vezes nas celebrações pascais. “Jesus ressuscitado e vivo continua presente no meio de nós; durante cinquenta dias o círio pascal, aceso na noite de Páscoa, é símbolo e testemunho desta presença.”

Durante este tempo propício, os fiéis são convidados a renovar a fé, a esperança e a caridade. Através da fé renovamos aquilo em que acreditamos: a ressurreição.
A esperança nos estimula a construir um mundo novo, onde reinam e brilham o amor e a paz.
A caridade nos faz sairmos de nós mesmos e irmos ao encontro dos outros, como fez Cristo, através da ressurreição, que “é princípio de renovação, de vida nova, para todos os homens e as coisas: uma primavera espiritual”  

É também um dia de muita alegria, pois comemoramos a Ressurreição de Jesus. O que significa Ressurreição? Significa nascer de novo no céu. Jesus, hoje, nos dá a certeza de que um dia, depois da nossa morte, todos nós viveremos junto Dele, no céu.   Muitas pessoas ganham, hoje, um ovinho de chocolate, sabem por quê? Porque o ovo representa a vida, isto é, na natureza, dos ovos nasce uma vida nova. E esses ovos, que são feitos de chocolate, nos mostram como Jesus é doce e nos ama muito.
Feliz Páscoa!!
        Que a luz de Jesus Ressuscitado ilumine sua vida!  
                                                       

                                                                         
                                         
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário