quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Mês Missionário

OUTUBRO – mês das missões
Queridas crianças,  gostaríamos de convidar você para refletir um pouco sobre o que é pertencer à Igreja de Jesus, isto é, o que é ser  CATÓLICO.
Jesus veio ao mundo para nos salvar. Ele viveu Sua missão indo ao encontro de TODOS,principalmente dos mais necessitados e excluídos. O bem que Jesus fez, vivendo a realidade do seu tempo, da sua terra, é sinal do que deve ser feito por nós hoje, no nosso tempo, no lugar onde vivemos.
Ser Igreja é ser MISSIONÁRIO! É ir ao encontro dos irmãos levando, não apenas uma mensagem, mas o próprio Jesus, vivo em nossos corações, em nossas palavras e, principalmente, em nossas ações.
“Nosso Senhor nos enviou  para espalhar o amor.
Somos missionários da cidade e do interior.”
(Madre Maria Helena Cavalcanti)
Neste mês de outubro, peçamos ao Espírito Santo que nos ensine o sentido desta missão e que Ele nos ajude a deixar Jesus viver em nós e, através de nós, viver no mundo sedento de Deus.

PARA  REZAR
Peçamos a Nossa Senhora que interceda por nós rezando:
“Ó Virgem  Santíssima,
Mãe de Cristo e Mãe da Igreja,
com alegria e  admiração
nos unimos ao teu Magnificat,
ao teu canto de amor reconhecido.
Contigo damos graças a Deus,
‘cuja  misericórdia se estende
de geração em geração’,
pela maravilhosa vocação
e pela multiforme missão
dos fiéis leigos,
que Deus chamou pelo seu nome
para viverem em comunhão de amor
e de santidade com Ele
e para estarem fraternalmente unidos
na grande família dos filhos de Deus,
enviados a  irradiar a luz de Cristo
e a comunicar o fogo do Espírito,
em todo o mundo,
por meio da sua vida evangélica.
Tu que foste,
com humildade e magnanimidade,
‘a serva do Senhor’,
dá-nos a tua mesma disponibilidade
para o serviço de Deus
e a salvação do mundo.
Abre os nossos corações
às imensas perspectivas
do Reino de Deus
e do anúncio do Evangelho
a toda a criatura.”
(Exortação Apostólica de João Paulo II CHRISTIFIDELES LAICI)
LENDO A BÍBLIA

Somos missionários. Onde quer que estejamos devemos dar bom testemunho de Jesus, Leia   MT. 5, 13 – 16 e descubra como Jesus nos ensina esta verdade.
“Vós sois o _____ da terra. Se o ____ perde o seu _______, com que lhe será restituído o _____ ? Para nada mais  _______  senão para ser ________ fora e ________ pelos homens.
Vós sois a _____ do mundo. Não se pode esconder uma  ________ situada sobre uma ___________. Nem se acende uma _______ para colocá-la ________ do  alqueire, mas sim para colocá-la sobre o _______, a fim de que _______  a todos os que estão em _________. Assim, brilhe vossa ______ diante dos _________  para que vejam vossas   _______   obras  e ___________  vosso _____ que está nos _____.”
PARA REFLETIR
“Não podemos perder o impulso missionário, a Igreja sempre lutou contra a corrente em todos os tempos. Os santos nunca escassearam. Procuremos não perder as oportunidades de anunciar o Evangelho  e de dar  testemunho em qualquer ambiente. Em todas as  épocas Cristo nos precede no coração humano.”
(Madre Maria Helena Cavalcanti)
PALAVRAS CRUZADAS
Para nos ajudar a cumprir a  missão que nos confiou, Deus infunde em nossas almas as virtudes teologais: fé, __________ e __________; nos ensina as virtudes do Seu Sagrado Coração: _________ e _________ e ainda nos mostra aquilo que devemos cultivar: ALEGRIA, BONDADE, PACIÊNCIA, PAZ, PUREZA, CONFIANÇA E BOM HUMOR.
Complete a cruzadinha com essas virtudes e qualidades e seja um verdadeiro missionáriode Jesus.





M
I
S





S







I





O


N
Á
R
I
O
DESEMBARALHANDO
Procure no Evangelho segundo São Mateus (Mt 28, 19) e descubra o que Jesus espera de VOCÊ.
todas “Ide, ensinai a as nações: em do e do Filho e Espírito Pai, Santo.” pois, batizai-as nome do _________________________
_____________________________________________________
Fonte: Jornal de Nossa Senhora de Loreto                                                                                   

       


                                                                               

Outubro, mês de grandes santos da Igreja: Santa Teresinha do Menino Jesus, a padroeira das missões, São Francisco de Assis, São Benedito, São Geraldo, São Lucas, Santa Tereza d'Ávila e tantos outros... É o Mês da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.


Santa Teresa do Menino Jesus, nasceu em Alençon (França) no ano 1873. Entrou ainda muito jovem no mosteiro das Carmelitas de Lisieux e exercitou-se de modo singular na humildade, simplicidade evangélica e confiança em Deus, virtudes que também procurou inculcar especialmente nas noviças do seu mosteiro. Morreu a 30 de Setembro de 1897, oferecendo a sua vida pela salvação das almas e pela Igreja.
No dia 17 de Maio de 1925, foi canonizada pelo Papa Pio XI , que, dois anos mais tarde, em 1927, a proclamou padroeira das missões. Em 1997, João Paulo II proclamou-a Doutora da Igreja.
Em carta tornada pública a 1 de Outubro de 2007, o Papa Bento XVI, recordou que "Teresa de Lisieux, sem ter saído de seu Carmelo, (...) viveu, à sua maneira, um autêntico espírito missionário. Desde Pio XI até os nossos dias, os Papas não têm deixado de recordar os laços entre oração, caridade e açcão na missão da Igreja.
Santa Terezinha não só descobriu no coração da Igreja que sua vocação era o amor, mas sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar. Terezinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas, com a autorização do Papa e todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus, pela salvação das almas, e na intenção da Igreja. Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o pai, livre igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus, e tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou a pequena via da infância espiritual.
O mais profundo desejo do coração de Terezinha era ter sido missionária "desde a criação do mundo, até a consumação dos séculos".  A sua vida deixou-nos como proposta, selada na autobiografia "História de uma alma", e como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, e fazendo o bem aos da terra. 
Pela sua entrega total ao amor Misericordioso de Deus, pela sua constante ânsia em que ardia por "salvar almas", pelos laços de fraternidade espiritual que cultivou com alguns missionários no campo de missão, ela foi escolhida como Padroeira das Missões.
No Carmelo de Lisieux, Prisioneira por amor e do Amor, desejou ardentemente percorrer o mundo inteiro para implementar a Cruz de Cristo em todo o lado. A experiência do Deus Misericórdia é o Centro de toda a sua vida e obra. Num Tempo em que se anunciava o Deus da Justiça, vindicativa, ela descobre e inflama-se do Amor Misericordioso e, no seio da Igreja Sua Mãe, ela quer ser o Amor. 
Santa Terezinha, padroeira das missões, intercede junto a Jesus por todos os missionários e missionárias, por aqueles que deixam suas famílias para anunciar o Evangelho em terras distantes. Para que possamos entender que todo cristão é chamado a ser missionário em sua própria família, em sua escola, em seu trabalho. Anunciar, evangelizar, espalhando a boa notícia de Jesus é tarefa de todos!



Os santos são como "setas" que apontam o caminho para o céu, para a Casa definitiva onde descansaremos de nossas lutas e desafios desta vida. Eles não são a Salvação, mas nos ajudam, nos fortalecem para que sejamos salvos.
Bíblia :

A missão se fundamenta na Palavra do Pai - Isaías 55:10 e 11
Jesus e a consciência de Sua missão - Lucas 4:14-21
Somos missionários do Pai - I Coríntios 9:14-19
Fidelidade à missão assumida - Filipenses 1:14-21
A verdade da missão: Deus é amor - I João 4:6-8
Não perder tempo em anunciar o Evangelho - II Timóteo 4:1-7
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário