segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Quarta-Feira de Cinzas

Por que é feita uma cruz de cinzas na testa dos católicos, na Quarta-Feira de Cinzas?
Esta prática não é realizada só por costume nem muito menos por superstição, e sim como sinal de arrependimento dos próprios pecados e propósito e emenda, de conversão.

A QUARTA-FEIRA DE CINZAS É UM MOMENTO ESPECIAL PORQUE NOS INTRODUZ PRECISAMENTE NO MISTÉRIO QUARESMAL.
UMA DAS FRASES – NO MOMENTO DA IMPOSIÇÃO DAS CINZAS – SERVE DE LEMBRETE PARA NÓS:
 'LEMBRA-TE QUE DO PÓ VIESTES E AO PÓ, HÁS DE RETORNAR' 

A CINZA QUER DEMONSTRAR JUSTAMENTE ISSO; VIEMOS DO PÓ, VIEMOS DA CINZA E VOLTAREMOS PARA LÁ, MAS, PRECISAMOS ESTAR COM OS NOSSOS CORAÇÕES PREPARADOS, COM A NOSSA ALMA PREPARADA PARA DEUS. 

A QUARTA-FEIRA DE CINZAS LEVA-NOS A VISUALIZAR A QUARESMA, EXATAMENTE PARA QUE BUSQUEMOS A CONVERSÃO, BUSQUEMOS O SENHOR.

A LITURGIA DO TEMPO QUARESMAL MOSTRA-NOS A ESMOLA, A ORAÇÃO E O JEJUM COMO O PRINCÍPIOS DA QUARESMA
. 

Curiosidades: Qual a razão das cinzas na cabeça?

Nas missas realizadas na Quarta-Feira de Cinzas, os participantes são abençoados com cinzas. O padre sinaliza a testa de cada participante com cinzas ou as coloca sobre suas cabeças. Os cristãos normalmente deixam as cinzas em sua testa e nos cabelos até o pôr-do-sol, antes de lavá-los. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça, como sinal de arrependimento perante Deus. De onde vêm essas cinzas? Elas costumam ser obtidas pela queima dos ramos secos entregues nas paróquias e comunidades, que haviam sido abençoados e distribuídos no ano anterior no Domingo de Ramos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário